toplogo.GIF (6195 bytes)

RECEITUÁRIO SERTANEJO

Home

Da culinária ao fabrico de sabão, receitas de Maria do Socorro
Sales Barbosa colhidas no município de Correntina, na Bahia

Preparado de raspas
Retire com uma colher a polpa do pequi cru. Espalhe-a sobre uma esteira de buriti para secar ao sol. Depois de seca, utiliza-se no preparo de alimentos (mistura com arroz ou feijão). Também é utilizada no fabrico de sabão.

Rosário de Castanhas
Depois de cozido, deixe o pequi sem a polpa, secar ao sol ou no forno. Logo após, parta o invólucro ao meio e retire a castanha, que já sai dividida. Pegue as castanhas e, com o auxílio de uma agulha, junte-as em uma linha de algodão, formando um rosário. Utiliza-se para o consumo direto.

Óleo de Polpa
Cozinhe com água o pequi durante muito tempo. Retire o óleo da água pelo processo de decantação e coloque-o em outra vasilha. Leve ao fogo para secar o restante da água até ficar só o óleo. Esse óleo é aproveitado para fins medicinais: bronquite e tosse. É usado também na alimentação, substituindo a manteiga principalmente no cuscuz de milho.

Paçoca de Castanha
Retire a castanha do invólucro e, depois, a membrama que o encobre e soque-as em um pilão. Coloque farinha de mandioca, açúcar e soque novamente. Para uma xícara de castanha, utiliza-se uma xícara de farinha e meia xícara de açúcar.

Arroz com Pequi
Refogue o pequi juntamente com o arroz e os temperos. Coloque em seguida uma quantidade de água que dê para cozinhar.

Carne com Pequi
Tempere a carne de gado ou frango a seu gosto. Depois de quase cozida, acrescente alguns pequis. Sirva ainda quente.

Pequi em Conserva
Cozinhe os pequis, raspe-os com uma colher. Coloque em um vidro esterelizado, acrescente óleo, cebola e pimenta. É usado para temperar alimentos.

Cuscuz com Castanha
Retire a castanha do invólucro e a membrana que a encobre. Moa-as e misture-as com os ingredientes do cuscuz.

Pequi ao Molho
Refogue o pequi com alho, sal, cebola, pimenta, extrato de tomate e cheiro verde. Depois de refogado, coloque um pouco de água e deixe cozinhar por alguns minutos.

Feijão com Pequi
Refogue os pequis nos temperos, junte o feijão já cozido em seguida e coloque uma quantidade de água suficiente para cozinhar os pequis. Sirva ainda quente.

Beiju com Castanha de Pequi
Rale a mandioca e esprema para retirar o polvilho. Para uma porção de massa, coloque a metade da mesma medida de castanha socada num pilão. Junte açúcar aos dois ingredientes com uma pitada de sal. Espalhe a massa numa folha de bananeira e cubra com outra folha. Leve ao forno próprio para fazer farinha e asse por alguns minutos.

Pequi com Açúcar
Cozinhe o pequi e jogue o açúcar por cima.

Sabão de Pequi
Ponha três litros de raspa de pequi na água e deixe. No dia seguinte, acrescente três quilos de sebo e meio quilo de soda. Deixe cozinhar até dissolver todos os ingredientes.


-Culinária: Mais Receitas
-O Pequi e o Pequizeiro
-A Lenda do Pequi
-A Tecnologia de Reprodução
-Festa para o Fruto Dourado
-O Mais Generoso Fruto do Cerrado


Foto de Edvaldo Assis/ITS
Altiplano.com.br (Goiânia, Goiás, Brasil, 2001)